Março Azul-Marinho alerta sobre o câncer colorretal

Neste mês de março, a campanha Março Azul-Marinho é oportunidade de conscientização sobre a importância de prevenir e combater o câncer colorretal, doença que atinge, em média, 40 mil brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A data tem como principal objetivo alertar a população por meio de informações que levem à busca pelo diagnóstico precoce, que pode ser feito através de exames clínicos, como a colonoscopia, etapa fundamental para evitar complicações do caso. Além disso, as mudanças de hábitos, como o controle do peso, prática de exercícios físicos e alimentação saudável também são essenciais para proteger-se da doença, que afeta a parte do nosso intestino grosso conhecida como cólon e o reto.

Este tipo de câncer pode ser identificado por meio de sintomas como sangue nas fezes, fezes finas, dor abdominal, perda de peso, diarreia, constipação e anemia. Ainda segundo o Inca, o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no país, atingindo, principalmente, pessoas acima de 50 anos de idade, em especial aquelas que possuem obesidade, diabetes, que são tabagistas ou que possuem histórico genético.

Compartilhe!