Como anda a qualidade do seu sono?

As horas que gastamos dormindo são essenciais para garantir nossa energia, concentração e desempenho no dia a dia, além de regular as funções de nosso organismo.

Muitas pessoas, entretanto, possuem dificuldades que interferem diretamente na qualidade do sono, prejudicando diferentes áreas como humor, apetite, ansiedade e até mesmo a memória e a saúde física.

Para resolver essa situação, alguns hábitos são indicados, como dormir pelo menos oito horas por dia, criando uma rotina, e deixar o ambiente do quarto escuro e sem aparelhos eletrônicos, como TV e celulares, ligados, uma vez que a radiação destes dispositivos interfere na melatonina, hormônio de produção do sono.

Outra dica importante é evitar café ou alimentos pesados antes de dormir. Tomar um chá calmante pelo menos meia hora antes de ir para a cama pode ajudar a relaxar. A prática de exercícios físicos também é uma excelente aliada para um bom sono, assim como uma boa leitura.

Durante o dia, se possível, tire um cochilo de meia hora, principalmente após o almoço. A prática pode ser fundamental para regular o sono e garantir boas horas dormidas durante a noite, tornando a disposição do dia seguinte ainda melhor.

Compartilhe!