Criada nos anos 90, a campanha Outubro Rosa volta à cena este ano para conscientizar, com alertas e informações, sobre a prevenção contra o câncer de mama, um dos tipos de câncer mais recorrentes no Brasil e no mundo.
O diagnóstico precoce, por meio do exame de mamografia, segue sendo a forma mais eficaz de combater a doença, que quando descoberta no início possui chances maiores de cura. Mulheres acima de 40 anos devem reforçar a atenção e a busca por avaliações.
O estilo de vida saudável também é outra maneira de evitar o câncer de mama, pela adoção de práticas saudáveis, como atividades físicas, alimentação balanceada, redução do estresse e o consumo moderado de álcool, por exemplo.
Para disseminar a campanha e levar ainda mais informação, prédios públicos e também privados iluminam suas fachadas com a cor rosa. Palestras e eventos educativos também são realizados em escolas, instituições e também locais públicos para garantir o acesso á informação.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.