Atenção com os cuidados respiratórios neste outono e inverno

Com a chegada do tempo frio, enfrentamos diversas mudanças em nossas rotinas, como o uso de casacos e cachecóis e a preferência por programas que expõe menos às baixas temperaturas. A mudança climática também costuma afetar, diretamente, o sistema respiratório.

O aumento da concentração de poluentes na atmosfera em tempos frios colabora para o surgimento de doenças respiratórias, como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia.

Para evitar contaminações, é importante esquivar-se nesta época de ambientes fechados, deixando os locais sempre ventilados e lavando as mãos com frequência. Além disso, outras dicas úteis para evitar as doenças respiratórias nesta época do ano são: evitar fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça, manter as vacinas em dia e adquirir hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e exercícios físicos.

A imunidade também é uma poderosa arma neste período. Além de fatores psicológicos, como medo, estresse e ansiedade, a alimentação é fator ideal para agir a favor ou contra nossa proteção e prevenir patologias. Por isso, investir em atividades de relaxamento e controlar a ansiedade são essenciais para garantir uma boa imunidade.

Compartilhe!