O diagnóstico e o tratamento de diferentes tipos de doenças são o foco do mês de fevereiro. Por meio das campanhas Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo, médicos e profissionais de saúde se unem para alertar a sociedade sobre doenças que exigem a atenção, principalmente aos primeiros sintomas.
O Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre aLeucemia, tipo de câncer que ocorre nos tecidos que formam o sangue, incluindo a medula óssea. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
O Fevereiro Roxo, por sua vez, alerta sobre o Mal de Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia, doenças que podem ter um tratamento bastante eficaz se diagnosticadas o quanto antes.
A Leucemia é uma doença progressiva que se caracteriza pela proliferação descontrolada, isto é, cancerosa, de células precursoras (blastos) dos glóbulos brancos normais na medula óssea e no sangue.
O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratado adequadamente, pode matar.
A Fibromialgia é uma condição causadora de dor que ocorre nos tecidos fibroso e muscular de diferentes partes do corpo especialmente das mulheres, de origem desconhecida. Já o Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifestaapresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentaisque se agravam ao longo do tempo.