Criada para levar informações corretas à população, a campanha Março Azul Marinho vem à tona para alertar e conscientizar sobre a importância de combater o câncer colorretal. Um dos principais caminhos é o diagnóstico, já que a doença, quando diagnosticada em fase inicial, possui chances maiores de cura.
Por isso, a data surge para reforçar as informações fundamentais sobre a doença e sua prevenção, que pode ser reforçada através de atividade física, alimentação saudável e controle do peso. Por meio de exames, é possível diagnosticar de maneira precoce o câncer colorretal, que afeta a parte de nosso intestino conhecida como cólon e o reto.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano, cerca de 40 mil casos de câncer colorretal são confirmados no Brasil. Para identificar a doença, é preciso estar atento a sintomas como perda de peso, alteração nas fezes, diarreia e dores abdominais. Ao persistirem os sintomas, o recomendado é procurar um médico para a realização de exames.