Desde 2019, a Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto conta com o selo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Para manter o reconhecimento, o hospital deve fornecer informações periodicamente à equipe que coordena o selo.
Os hospitais buscam o CQH voluntariamente. O objetivo do selo é contribuir para a melhoria permanente da qualidade hospitalar, avaliando itens como taxa de mortalidade, quantas horas os funcionários passam em treinamento, a quantidade de funcionários por leito, por quantos exames passa um paciente internado e a quantidade de médicos com título de especialista. Para concessão e manutenção do selo, tudo é supervisionado, desde a recepção do hospital. O selo incentiva o trabalho em equipe, protocolos e padronização, e o aprimoramento dos processos de atendimento.
Na Santa Casa, a qualidade do atendimento e a segurança do paciente são itens prioritários, por isso existe um Núcleo de Segurança do Paciente. Representantes de diversos setores do hospital fazem um trabalho de monitoramento de qualquer evento. Todos esses eventos são analisados e reportados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esse núcleo realiza ainda reuniões mensais para discutir indicadores do hospital, em busca de melhorias. Ele também colabora com o oferecimento de treinamento para os colaboradores, com a instituição e manutenção dos protocolos e com o monitoramento da eficiência hospitalar.
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