A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo alertar sobre o suicídio, mal que atinge pessoas em todo o mundo por diferentes fatores relacionados, principalmente, com transtornos como depressão e bipolaridade.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados.
Para ajudar a combater este problema, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criou a campanha como forma de conscientizar sobre os cuidados necessários para reverter este quadro, como a compreensão familiar e o incentivo ao tratamento psicológico/psiquiátrico.
Neste ano, o tema escolhido foi “a vida é a melhor escolha!” A campanha visa reforçar a necessidade das informações e disponibiliza, por meio de seu site (setembroamarelo.com) uma cartilha de prevenção contra o suicídio. Outro canal importante é o Centro de Valorização da Vida (CVV), ONG responsável por dar apoio emocional a quem pensa em cometer o suicídio.